Guia Multiplo Guia Multiplo

Seja bem-vindo a
Urupema

Conheça o município

Localizada na Serra Catarinense, a uma altitude de 1.425m, Urupema faz parte da rota turística “Caminhos da Neve”. Graças às temperaturas muito baixas, é considerada a cidade mais fria do país. Destaca-se pela qualidade de vida de seus moradores e pelas belezas naturais: uma vista de encher os olhos, com rios de águas límpidas, campos e pinheiros. A economia do município está voltada para a truticultura, a pecuária de corte e de leite, o cultivo de maçã, batata, moranga e produtos orgânicos, além da atividade turística. Em 2018 Urupema recebeu o Selo +Turismo, o primeiro concedido a um município da Serra Catarinense pelo Ministério do Turismo, o que significa acesso prioritário a linhas de financiamento e possibilidade de investimento em infraestrutura. Entre os pontos turísticos mais visitados, além da cachoeira que congela nos dias mais frios, está o Morro das Torres ou Morro das Antenas, com 1.750m, ponto mais alto da cidade e um dos pontos mais altos do Estado. Com uma diversidade de espécies de aves nativas, Urupema vem atraindo cada vez mais turistas, principalmente os adeptos da observação de pássaros (birdwatching). O “Festival do Papagaio-charão e do Papagaio-do-peito-roxo” – aves que migram para a Serra Catarinense em busca de pinhão – é um dos eventos realizados na cidade e que se tornou bastante conhecido. Incluindo várias atividades, este festival acontece no mês de abril e reúne pessoas do Brasil inteiro e até do exterior. As revoadas – que podem ser observadas no início da manhã e no final da tarde – são os momentos mais aguardados e rendem imagens imperdíveis.

Informações Gerais

DDD

49

Área

350,037 km²

Altitude

1.425m

População

2.472

Distâncias

Curitiba
408km (BR-116)

Florianópolis
210km (BR-282)

Lages
54,9km (SC-114 e SC-370)

Porto Alegre
404km (ERS-122 e BR-116)

São Paulo
825km (BR-116)

Ler mais

HOSPEDAGEM

Além de uma paisagem privilegiada, que se transforma com a neve, a geada e o sincelo, Urupema ainda oferece muito aconchego e calor humano. Nas opções de hospedagem existentes na cidade é possível encontrar o cenário ideal para descansar e se divertir junto à natureza. Acompanhar a rotina das pousadas rurais, passear a cavalo, fazer trilha, pescar e observar os pássaros são algumas das atividades que podem ser encontradas.

GASTRONOMIA

Destaque para a saborosa culinária típica, com os pratos à base de pinhão ou truta, o churrasco, o carreteiro, o feijão tropeiro e muitas outras delícias, cardápio preparado muitas vezes em fogão a lenha e acompanhado de um bom vinho, outra estrela na região.




ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

CACHOEIRA QUE CONGELA: Localizada abaixo do Morro das Torres, é uma das principais atrações nos dias mais frios do inverno, quando a água congela e forma os cristais de gelo. Um visual encantador para moradores e visitantes.

 

IGREJA MATRIZ SANT’ANA: Com as paredes feitas de pedra, foi reconstruída em 1992 e é dedicada à padroeira da cidade, santa de devoção do fundador da cidade, Manoel Pereira de Medeiros.


MORRO DAS TORRES: Também conhecido como Morro das Antenas, fica a 07km do Centro. Com 1.750m de altura, é um dos pontos mais altos do Estado. Dele se pode avistar parte das cidades da região. O cenário é espetacular, principalmente nos dias mais frios. Um passeio imperdível para quem aprecia a natureza e as baixas temperaturas.

PRAÇA MANOEL PINTO DE ARRUDA: Localizada em frente à Igreja Matriz. Entre seus atrativos, o Lago das Trutas, a quadra de vôlei de areia, portais estilizados com metal e pedra arenito, arborização, passeio público e parque infantil. Um espaço para convivência e lazer que fica à disposição da comunidade.

TAIPAS: Muros feitos com pedras-basalto, encaixadas umas às outras, o que os deixa suficientemente fortes para resistirem ao tempo. Construídas para dividir propriedades, limitar áreas de gado ou apenas para indicar o caminho aos tropeiros, as taipas se destacam em Urupema e estão presentes em toda a Região Serrana.

TRUTAS: Graças a um ambiente de águas límpidas e frias, essa espécie se reproduziu facilmente no município, podendo ser observada no Rio Caronas, que passa pelo centro da cidade.




INFORMAÇÕES TURÍSTICAS:

Secretaria Municipal de Turismo
Fone: (49) 3236-3057
turismo@urupema.sc.gov.br
Prefeitura Municipal
Fone: (49) 3236-3000
www.urupema.sc.gov.br