Guia Multiplo Guia Multiplo

Seja bem-vindo a
Urubici

Conheça o município

Localizado na Serra Catarinense e fazendo parte da rota turística Caminhos da Neve, Urubici se destaca pela exuberante paisagem e pelas baixas temperaturas no inverno. Geadas, sincelo e até neve fazem parte do cotidiano da região nessa época do ano.
Sendo grande produtor de hortaliças, o município conta ainda com o cultivo de maçã e erva-mate, além da criação de trutas.
Num cenário composto de cachoeiras, serras, montanhas e cavernas, Urubici encanta um número cada vez maior de visitantes, sobretudo os adeptos de ecoturismo e turismo de aventura. Há atividades para todos os gostos, entre as quais, caminhadas, rapel, arvorismo, cavalgadas, canoagem, pesca, tirolesa, saltos de parapente e asa delta, mountain bike, off road.
Tanto no inverno, como em qualquer outra estação, Urubici é o lugar ideal para o turista viver novas experiências em meio à natureza e descansar do ritmo acelerado do dia a dia.

Informações Gerais

DDD

49

Área

1.017,635 km²

Altitude

980m

População

11.191

Distâncias

Florianópolis
172km (SC-110, BR-282)

Lages
110km (SC-110, BR-282)

Porto Alegre
455km (SC-110, BR-282, BR-116)

Curitiba
466km (SC-110, BR-282, BR-116)

São Paulo
883km (SC-110, BR-282, BR-116)

Ler mais

HOSPEDAGEM

Além dos seus inúmeros atrativos naturais, Urubici conta com variadas e excelentes opções de hospedagem, tanto na área urbana como na rural. Das acomodações mais simples às mais modernas e sofisticadas, a cidade oferece ambientes aconchegantes e encanta pela hospitalidade.

GASTRONOMIA

Os diversos estabelecimentos, entre os quais restaurantes, cafeterias, churrascarias, confeitarias e bistrôs, servem opções variadas, que incluem desde os pratos típicos aos mais requintados, além dos vinhos de altitude. A culinária serrana se destaca com os pratos elaborados à base de pinhão ou truta, as delícias caseiras servidas no café e as receitas campeiras. Sabores que ficam na lembrança dos visitantes.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

CACHOEIRA DA NEVE: com 85m de altura, fica a 04km do centro, no Sítio Arroio do Engenho, podendo congelar em temperaturas mais baixas.

 

CAMPOS DE SANTA BÁRBARA: a 17km do centro, fica no Distrito de Vacas Gordas, no Parque Nacional São Joaquim.


CÂNION DO ESPRAIADO: a 42km do centro, entre a Serra do Corvo Branco e o Campo dos Padres. Com escarpas, penhascos e cachoeiras, o local é indicado para trilhas e longas caminhadas. Visitação somente com guia.

CASCATA DO AVENCAL: fica numa propriedade particular, a 08km da cidade, sentido São Joaquim. Acesso de carro pelo alto da cachoeira ou a pé pela parte inferior, por uma trilha de 800m. Com uma queda livre de 100m, é uma boa opção para a prática de rapel e trekking. O seu nome provém da avenca, planta comum na região.

CASCATA VÉU DE NOIVA: situada a 20km da cidade, sentido Morro da Igreja, numa propriedade particular. Com 62m de queda, a água desce suavemente sobre o rochedo. Quando o volume está maior, a água se transforma numa espuma branca, assemelhando-se a um véu branco.

CAVERNA RIO DOS BUGRES: situada a 11km da cidade, é uma curiosa e antiga caverna de habitação indígena.




GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES: fica a 10km do centro, na localidade de Santa Terezinha. Uma gruta natural, encaixada na parte baixa de um paredão rochoso por onde desce uma queda d’água com mais de 10m de altura. Desde 1944 existe no local a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS: localizada no centro da cidade, destaca-se por sua arquitetura diferenciada. Foi idealizada pelo Padre José Alberto Gonçalves Espíndola, cujo túmulo fica no seu interior.


INSCRIÇÕES RUPESTRES: a 05km da cidade, no Morro do Avencal, sentido São Joaquim. São inscrições gravadas nas rochas e feitas pelos antigos habitantes da região, há aproximadamente 4.000 anos. Um dos mais importantes registros arqueológicos do Estado.

MORRO DA IGREJA E PEDRA FURADA: a 30km da cidade e com 1.822m de altitude, é considerado o ponto mais alto habitado do Sul do Brasil. Aqui foi registrada a temperatura mais baixa do país no inverno de 1996 com -17,8ºC.
Do alto do Morro da Igreja é possível ver a Pedra Furada, uma obra da natureza, em forma de janela, com 30m de circunferência. Uma visão belíssima e imperdível para quem visitar a cidade. No Morro da Igreja funciona uma base da Aeronáutica, que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para acesso ao Morro da Igreja e à Pedra Furada, é necessário parar antes nessa base da Aeronáutica para apresentar uma autorização do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que fica em Urubici. Por enquanto, a visitação ao Mirante do Morro da Igreja com vista para a Pedra Furada está temporariamente interrompida, devido às obras na estrada de acesso.

MORRO DO CAMPESTRE: formação rochosa localizada em área particular, a 08km da cidade, com vista panorâmica do Vale do Rio Canoas. No topo a altitude é de 1.380m.

MORRO DO ODERDENGE: localizado no perímetro urbano e onde está situada uma das melhores rampas de voo livre do Estado. Com 1.400m de altitude e a 04km da cidade, oferece um visual impressionante.

PEDRA DA ÁGUIA: formação de arenito cujo contorno se assemelha ao desenho de uma águia com as asas abertas. Ideal para a prática de rapel, fica a 30km da cidade.

RIO SETE QUEDAS: situado na localidade do Campestre, a 07km da cidade. Ao longo do percurso do rio é possível conferir a beleza das várias quedas d’água.

SERRA DO CORVO BRANCO: localizada a 30km do centro, a estrada foi a ligação pioneira entre o Litoral e a Serra. Começa no meio de dois paredões de pedra com 90m de altura, local considerado o maior corte em rocha do Brasil. Possui um mirante para observação. À medida que se desce em direção ao município de Grão Pará vão se revelando curvas fechadas e paisagens impressionantes.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS:

Secretaria Municipal de Turismo
Fone: (49) 3278-4245
sec.turismo@urubici.sc.gov.br
Prefeitura Municipal
Fone: (49) 3278-4211
www.urubici.sc.gov.br | urubici@urubici.sc.gov.br